Na hora de escolher um plano de proteção veicular, um dos benefícios que podem ser contratados junto à proteção básica tem tido um aumento significativo na procura. Estamos falando do rastreamento veicular. A maioria das associações trabalha com os principais tipos de rastreadores para carro disponíveis no mercado, mas conhecer as diferenças entre eles é importante para ajudar na escolha mais adequada para as suas necessidades.
Instalar um rastreador veicular custa muito menos do que você imagina e aumenta as chances de recuperar o veículo se ele for alvo de ladrões. Há relatos de veículos recuperados intactos em menos de 20 minutos após o furto! Embora existam alguns cuidados que podem ser tomados para evitar a ação de bandidos, nada garante que seu carro estará na vaga que você o deixou quando voltar. Mas, com um rastreador instalado, você vai saber, exatamente, onde ele está e, assim, comunicar à polícia para ação imediata.
Diferente do que muitos acreditam, nem todos os rastreadores são iguais. Na verdade, os 3 principais tipos são: os que funcionam por GPS, os que operam por radiofrequência e os que utilizam chip GSM.
No artigo de hoje, vamos explicar melhor as diferenças entre os principais tipos de rastreadores para carro. Acompanhe e conheça dos detalhes!
Os 3 principais tipos de rastreadores para carro
Os rastreadores para carro têm diferenças significativas e que podem fazer com que determinado tipo seja mais adequado à sua necessidade. Confira:
1. Rastreadores via satélite (GPS)
Esse tipo de rastreador emite informações sobre longitude, latitude e posição geográfica realizando um cálculo de triangulação com satélites na órbita da Terra. Essas informações são, então, repassadas à central, que decodifica essas coordenadas, transformando-as em um endereço. Vale lembrar que a localização oferecida não é exata, mas bastante aproximada.
Vantagem: não precisa de torres de celular por perto para receber e enviar os dados, possibilitando encontrar o veículo até nas áreas mais remotas.
Desvantagem: o aparelho é grande e costuma ser instalado na parte de cima do carro para obter um melhor sinal.
2. Rastreadores RF (Radiofrequência)
Os rastreadores por radiofrequência funcionam por meio de ondas eletromagnéticas, criando uma espécie de “escudo” ao redor do veículo. O grande diferencial fica por conta da localização, muito mais precisa que a oferecida por rastreadores do tipo GPS, e pela cobertura mesmo em lugares fechados.
Entretanto, é necessário que a região tenha torres de rádio para que haja boa comunicação com a central.
Vantagem: mais baratos e mais precisos, armazenam um grande número de dados.
Desvantagem: a cobertura é apenas regional, o que pode ser decisivo para quem precisa do rastreador para viagens mais longas.
3. Rastreadores com chip GSM
Para utilizar este, que é o mais barato dos tipos de rastreadores para carro, basta o equipamento e um chip de celular, com créditos, cadastrado. Na verdade, o equipamento não precisa ser instalado no veículo, uma vez que funciona com bateria recarregável, portanto, permite que o motorista escolha onde colocá-lo (ou escondê-lo!).
O funcionamento do aparelho depende diretamente da cobertura de celular oferecida na região. No caso de roubo ou furto, o motorista liga para o número do chip que consta no aparelho e, em poucos instantes, recebe uma mensagem com as coordenadas, que podem ser abertas em qualquer smartphone com aplicativo de GPS.
Vantagens: pode ser monitorado pelo próprio condutor e é a opção mais barata, além de ser discreta.
Desvantagens: a localização não é tão precisa, especialmente se o carro estiver em movimento. Isso porque existe um tempo a ser considerado entre a ligação do motorista e o envio do SMS.
Como você pôde perceber, os principais tipos de rastreadores para carro não se diferem apenas em relação à tecnologia utilizada, mas também quanto à finalidade. Independentemente do tipo escolhido, é importante contar com o serviço de rastreamento veicular 24h, até para questões de segurança, uma vez que os números de sequestro-relâmpago têm subido exponencialmente.
Agora que você já conhece os principais tipos de rastreadores para carro, entre em contato com a Atual Clube e faça uma cotação! Você vai ver como proteger o seu patrimônio e a sua família custam menos do que você imagina.